5 Bandas que eu conheci em Detroit

Role Aqui

Mais umas lista sobre bandas que eu gosto de indicar. Dessa vez 5 das bandas que foram minha trilha sonora na gringa. Mesmo tendo morado em Detroit não vai ter Eminem nessa listagem, rs.

Para dar um background para a lista, vou contar um pouco do que eu vivenciei em Detroit. Acho que essa viagem merece um artigo completo para poder contar com mais detalhes, então serei breve.
Uma semana antes do meu vôo a cidade declarou falência e a única coisa que eu sabia sobre lá era que era a cidade berço do automobilismo nos EUA e só!

Lá estava eu, de passagens na mão e um frio gigante na barriga depois de ver vários artigos e vídeos que lá era, basicamente, uma cidade abandonada com criminalidade equivalente ao ABC paulista. Chegando lá ,eu com certeza estranhei. Quadras e mais quadras com casas, alguma de alto padrão, completamente abandonadas ou a venda. Mas algo me chamou muita atenção. No meio desse abandono todo faixas gigantescas dizendo: Opportunity.
E sim, é uma cidade que depois de um inverno longo está presenciando uma primavera promissora. Um cenário criativo está entrando em cena. Gastronomia, artes, música tem uma tela totalmente em branco, livre de estereótipos e regras para se afirmar.

Esse foi o feeling que a cidade me deu, e acho que essa playlist refletiu bem isso, o ambiente, as cores e o ar gelado. Sei que algumas bandas aí não são da cidade de Detroit, porém minha intenção foi apresentar coisas que eu conheci lá e que fizeram parte da atmosfera que cercou minha experiência. Então vamos lá:

Old Crow Medicine Show

Essa foi umas das primeiras bandas que eu ouvi e disse, ow, que som é esse? E foi aí que o bluegrass entrou na minha vida. Esse estilo de folk norte americano foi um grande companheiro nas viagens pelo estado de Michigan durante o outono.
Vindos do estado de Virgínia mas residentes de Nashville no Tennessee, essa banda está na estrada desde 1998 e é famosa por tocar diversos blues e folks a la pós Segunda Guerra. É uma ótima dica para os fãs de folk que querem dar uma respirada em novos ares no estilo.

Black Mountain

Essa banda canadense está entre as minhas top 10 com toda a certeza. O rock psicodélico deles realmente te leva a lugares e a qualidade técnica deles é sensacional. Tanto nas letras quanto nas melodias. Essa banda foi minha trilha principal nos dias onde eu tinha que voltar casa no meio da neve. Ou então nas noites de sexta do Bronxs, bar local que era o meu preferido, pois tinha a política do “sem frescuras”. Em geral eu recomendo para quem gosta de algo mais fora dos padrões guturais do metal e curte algo mais sensorial.

Pentagram

Como eu me arrependo de não ter procurado com mais vontade uma camiseta dessa banda. Essa banda começou sua carreira no início dos anos 70 e eu só foi descobrir ela em 2013. Mesmo com idas e vindas devido a problemas com drogas de alguns integrantes, ela tem um som bem marcante do hard rock clássico. A temática mais sombria lembra um pouco ao Black Sabbath mas o som é um pouco mais pesado e rápido.

Detroit Cobras

Ok, tire o seu batom vermelho da bolsa e seu óculos de gatinha e caia no Cha-Cha Twist dessa banda. Som puramente de Detroit com uma pegada rockabilly mas sem sair da garagem. Conta com uma vocalista de vozeirão, letras que todo mundo pode se identificar e um ritmo que não deixa suas pernas quietas. Se você é do time girrrl power essa banda é para você.

Lac la Belle

Mais uma do time bluegrass, mas dessa vez com raízes em Detroit. Essa dupla tem músicas muito ricas em letras que misturam histórias antigas com histórias do presente. Mesmo não sendo muito divulgada mesmo nos EUA eu realmente acho eles impecáveis musicalmente. É o tipo de som perfeito para deixar rolando enquanto você trabalha ou quer relaxar.


Espero que essas dicas agreguem na playlist de vocês. É difícil passar uma sensação de um lugar e de um momento que foi vivido, mas acredito que a música faça um trabalho muito bom nesse sentido.

XXX

Tags: / Categoria: Geral

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *