Tutorial Canva: Design Descomplicado

Role Aqui

Se você é um designer com pressa, ou então cansou de pedir para o sobrinho para fazer aquela “arte”. Você está no artigo certo.

Apresento-lhes o Canva!

O Canva é um software online e sua proposta é trazer praticidade na hora de criar qualquer material gráfico. Post para redes sociais? O Canva faz. Panfletos para a sua empresa? O Canva faz. Convite para o aniversário da sua avó? O Canva também faz!

Quer outra notícia boa? O Canva é online, você não precisa baixar e instalar programa algum. Você só precisa fazer o seu login usando sua conta do Facebook, Google + ou qualquer email de sua escolha.

Ele possui uma versão gratuita e uma versão premium, membros novos ganham 30 dias de Premium de graça!
Para quem quer deixar a sua conta “tunada” e adquirir uma conta premium, o pagamento pode ser feito de forma mensal ou anual. Sendo $12,95 dólares por mês ou $119,40 dólares por ano diluídos em $9,95 dólares por mês.

Na versão Premium você vai ter acessos como:

  • banco de imagens e ilustrações do Canva, que conta com 400.000 elementos.
  • Pastas ilimitadas para você e sua equipe compartilharem.
  • Adaptação automática de formatos conforme as dimensões necessárias.
  • Opção de salvar a identidade visual da sua marca, como cores e logotipos.

E como a mágica funciona?

É tudo muito simples e intuitivo. Após se registrar você é direcionado para o dashboard inicial, onde,  a esquerda você tem as funções administrativas. No topo, as opções para iniciar uma criação e abaixo as pastas dos seus projetos iniciados.

Para iniciar um projeto você pode escolher uma das opções de dimensões prontas. Caso você queira formatos diferentes é só clicar no símbolo +. Você pode então escolher mais opções de formatos ou personalizar com as dimensões desejadas.

Criando um Projeto

No vídeo abaixo vou dar dois exemplos simples de como criar as postagens usando modelos já prontos do Canva. Nesse exemplo eu usei apenas materiais gratuitos que o Canva disponibiliza. Você pode acessar os materiais premium fazendo a sua assinatura ou então comprando individualmente imagens e demais elementos.

É possível também fazer uso de imagens ou ícones próprios. Você só precisa arrastar para dentro do Canva o objeto desejado em JPEG ou PNG. Eles ficarão salvos na área de Uploads, último ícone do menu esquerdo.

Passo a passo:

  1. Selecionar Post para Facebook no dashboard inicial.
  2. Dentro do menu Layout escolher um dos modelos apresentados no lado esquerdo da tela.
  3. No menu, selecionar Elementos. Clicar no primeiro ícone: Gratuitos clicar e arrastar a imagem para dentro da área de trabalho.
  4. Dando dois cliques nas imagens é possível editar a posição, tamanho, referência e adicionar ou remover filtros.
  5. Dando dois cliques no quadrado central é possível alterar sua dimensão posição, cor e opacidade.
  6. Dando dois cliques no texto é possível mudar o conteúdo, cor, tamanho,posição e fonte.
  7. Caso queria criar mais de uma arte dentro dessa pasta é só clicar em: + Adicionar nova página. Que está logo abaixo da imagem.
  8. Nessa outra página você pode escolher um layout totalmente diferente do primeiro. Adicione quantas páginas necessitar, cada pasta comporta 30 páginas.
  9. Para alterar ou adicionar uma textura de fundo clique no ícone Fundo do menu lateral. Você poderá escolher entre cores sólidas ou texturas. Clique e arraste a textura desejada. É possível alterar a cor da textura dando dois cliques nela.
  10. Terminado o trabalho, você pode compartilhar essa pasta com outras pessoas, redes sociais, criar um link da pasta ou baixa-la no seu computador.
  11. Para baixar o arquivo você pode selecionar entre os formatos: PDF, PNG e JPEG. É possível também selecionar o número de páginas desejados ou então baixar todas de uma só vez.
  12. O arquivo será zipado e enviado para a pasta que desejar.
  13. Clicando na logo do Canva você retorna para o dashboard inicial. Lá estarão as pastas de cada projeto criado. Você pode editar o nome das pastas conforme a sua necessidade. Para editar o conteúdo basta clicar na imagem da pasta desejada.  

    Espero que essa dica seja útil para vocês, particularmente eu uso muito o Canva. Principalmente quando preciso criar layouts para postagens de redes sociais. Deixa meu trabalho muito mais rápido sem perder a qualidade e a criatividade. O que eu apresentei aqui foi apenas uma introdução das possibilidades do Canva. Você pode ir além simplesmente explorando por conta própria ou pedindo mais tutoriais. Lembrando que dúvidas e novas dicas serão sempre bem vindas.


Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *